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A naturalização do racismo no Carnaval.

O racismo recreativo é aquele que substantiva a representação negativa dos corpos negros, como entretenimento social, a partir do “é brincadeira”, piadas, ou músicas retroalimentando estereótipos. É a peruca afro usada como adereço de fantasia. São máscaras grotescas ridicularizando a imagem do povo preto.

Qual o sentido do Blackface, ou da negra maluca?

A ‘Nega maluca” é a representação hiperbólica carregada de estereótipos da mulher preta, pobre, descabelada, com sua sexualidade explorada, exposta e hipervalorizada, essas representações estereotipadas produzem fortes consequências na autoestima de mulheres negras, principalmente, crianças e adolescentes, que estão em formação e na representatividade social.

São várias formas de violência racistas, utilizadas, naturalmente, no Carnaval, estabelecendo as impossibilidades segregadoras e desumanizadas, que se empenham em perpetuar a dominação colonial.

Foto/Reprodução da Internet – Pelo protagonismo negro, a comissão de frente da Império da Tijuca, Carnaval 2013.

As impossibilidades que transformam o povo negro, em vítimas naturalizadas, das práticas racistas, (liberdade de expressão?). E isso incide, principalmente, nas mulheres pretas, em que o “não é não?” desagrega as práticas agressivas do racismo estrutural.

Afinal, racismo também não é uma forma de assédio?

E cabe ao Governo do estado de Alagoas estabelecer uma campanha educativa, incisiva e permanente que eduque e oriente a população tutelada a denunciar e ajudar no enfrentamento ao racismo estrutural, afinal “Racismo é crime”.

Ei, precisamos de políticas públicas e investimentos em Letramento e equidade racial. Entende?

E você, já aprontou sua fantasia de carnaval?

Fonte: Raízes da África – https://www.cadaminuto.com.br

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Redação

A Multiplicar atua em produção audiovisual, projetos culturais, acadêmicos e de carnaval. A equipe da Multiplicar é especializada em pesquisa de conteúdo, gestão e desenvolvimento de projetos culturais e produção audiovisual. A empresa é pioneira no desenvolvimento de pesquisa para enredo das escolas de samba, atuando com profissionais formados em História.
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