Por
Redação Carnavalesco
O Roteiro dos desfiles, que é distribuído gratuitamente na Sapucaí, recebeu o título de reconhecimento de Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, através da Lei 8.231/2023.
Ao longo dos seus 15 anos de circulação no Sambódromo, o guia conquistou uma vasta legião de admiradores, tornando-se imprescindível para os apaixonados por carnaval, para os profissionais da imprensa especializada e, sobretudo, para o grande público da Sapucaí.
Entre muito elogios e notas de apoio à continuidade deste trabalho, a leitora e professora Jaqueline Archer parabeniza a equipe do roteiro:
“Essa revista é incrível! E como o carnaval é a espinha dorsal de tudo que faço profissionalmente, tanto no âmbito educacional ou artisticamente, o roteiro se tornou uma potência de informação às minhas atividades em sala de aula e de estudo para formação de esquetes temáticas ligadas à Carnaval. Parabéns a todos os realizadores, conclui Jaqueline”.
Nesse sentido, é unânime afirmar que o Libreto Roteiro dos Desfiles é a mais importante publicação que circula na Sapucaí valorizando os sambistas e a tradição das escolas de samba. O guia faz a ponte entre o aspecto plástico e musical da festa com o conceito que a move. Logo, mais do que melhorar o entendimento dos que assistem aos desfiles, o RD é veículo de cultura considerado um bem público essencial para quem acompanhaas Escolas de Samba.
O Roteiro dos Desfiles que foi criado pelo historiador Marcos Roza, atualmente é coordenado por uma equipe especializada credenciada pela produtora Luciana Lima e o professor João Gonzales.
Desejamos muitos carnavais ao Libreto Roteiro dos Desfiles.